sábado, 18 de setembro de 2010

Antes que o Mundo Acabe e 5xFavela

Noutro post, noutro dia, conclui uma reflexão que tratava do que me inicia nessa conversa, de agir sobre a nossa história, de decidir por nossas escolhas, de provocar com atitudes a nossa própria vida.
Invariavelmente, nos meus anos mais recentes, para não denominá-los últimos, tenho feito escolhas curiosas, que me trazem ganhos interessantes, deveras importantes também. Ano passado, para não ir muito longe, decide por ler muito, comecei e concluí meu ciclo com Saramago (A Viagem do Elefante e Caim), no meio desse soneto, vieram também biografias (Lance Armstrong e Maysa), uma trilogia de ficção evangélica mais dois bestsellers do mesmo tema, romances psicológicos, livros que viraram filme (como O Menino do Pijama Listrado), magia e fantasia (A Cabana e As 7 Crônicas de Nárnia). Num desejo de terminar o que havia começado, li até o que achei pouco estimulante, mas que, tomando a rédea de minhas escolhas, algo de bom poderia surgir, ainda que fosse terminar aquela leitura.
Bem, neste ano, o cinema tomou lugar neste ímpeto de fazer-me decidir e pensar, ocupar-me por vezes. E tudo isto, tem me levado a agradáveis surpresas. Como já tenho dito, o cinema francês foi de longe minha maior satisfação e descoberta. Filmes de qualidade, dramas ou comédias de fazer rir e chorar, de fazer pensar ou simplesmente descontrair, sem compromissos de compra e venda, sem verdades definitivas, sem promessas de solução mundial, sem o falso maniqueísmo moral defendido ainda por algumas estações cinematográficas.
Outras gratas surpresas dessas semanas passadas, foram estes lançamentos brasileirinhos, "Antes que o mundo acabe", uma produção gaúcha das mais belas. Um tom leve, suave, muito parecido com o também brasileiro e gaúcho "Os Famosos e os Duendes da Morte" (comentado num dos meus primeiros posts). O outro, é o "5x Favela, agora por nós mesmos", interessante por sua construção e história, o filme retrata em 5 curtas, histórias do mundo chamado FAVELA, contadas por quem vive lá. Intenso em suas provocações, instrui-nos num outro conceito moral, o conceito favelático. Respostas fáceis que, tem outro tom e rumo nas relações estabelecidas entre moradores, autoridades e o poder por lá e por cá estabelecido.
Dois filmes muito bons, que divergem num aspecto que torna o 5x Favela, um tantinho menos espetacular do que poderia ser. Ambos, recheados de novos atores, ou pelo menos, pouco conhecidos no mercado midiático, o 5x Favela não sustenta em suas boas histórias, boas interpretações. Atores que emocionam pouco, mas que nem por isso, torna o filme menos interessante, as histórias no fim das contas, se sobrepõe a tudo. Em compensação, "Antes que o mundo acabe" não fica devendo em nada, gente nova dando passos de gente grande...
Recomendo ambos, com ou sem pipoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário