sábado, 5 de março de 2011

Caramelo (DVD)

Sem dúvida, um dos mais belos filmes sobre mulheres que já assisti. De uma sensibilidade notável, foi dirigido e estrelado pela atriz libanesa, belíssima, Nadine Labaki. Uma produção francesa e libanesa de 2007. Rodado na cidade de Beirute, apresenta a história de cinco mulheres que tem suas vidas cruzadas no salão de beleza Si Belle: Layale (Nadine Labaki), amante de um homem casado e que sonha com o dia em que ele se separará; Nisrine (Yasmine Elmasri), que está prestes a se casar mas não é mais virgem e não sabe como contar isto ao noivo; Rima (Joanna Moukarzel), que sente atração por mulheres; Jamale (Gisèle Aouad), que tem medo de envelhecer; e Rose (Sihame Haddad), que abriu mão de sua vida para cuidar da irmã mais velha.
Além delas, algumas outras mulheres são sutilmente inseridas na história, desvelando este universo que não é só feminino, em suas questões mais diversas, mas também únicas, da beleza, do afeto, do casamento, da maternidade, da traição, do amor em todas as fases da vida, do sexo.
Em suas histórias que são banhadas de sensualidade, regras, religião, vida e morte, é impossível não nos encontrarmos em algumas delas, deslizam também interpretações agradáveis, numa música que embala.
Um filme gostoso de se ver, que remete a uma série de reflexões sobre as relações afetivas, familiares, sociais. Um filme que faz olhar prá si sem perder o outro. Maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário