terça-feira, 27 de julho de 2010

O Grão

Já ouviram a expressão: "Tirar leite de pedra"?, isto é O Grão.
O filme explora de um jeito pouco eficiente, uma temática interessante, que é o lidar com a morte, a preparação do outro para a morte de seu ente querido, mais ainda, a preparação de um neto para a morte de sua avó, mas que, inadvertidamente, acaba nos levando a um desejo estranho, do qual falo a seguir.
Antes de falar do "desejo estranho", destaco o contexto em que se trabalha o filme, também sem muita novidade. A vida sem perspectivas de quem vive nos sertões do país, ou prá não dizer sem perspectivas, porque, boas ou ruins, sempre há alguma, mas justamente quais são estas perspectivas: do homem que já criou seus filhos e se sente feliz em sua vida, da mulher que fica em casa e cuida dos afazeres domésticos e da sogra doente, a filha prestes a se casar com um "consertador" de bicicletas, com a promessa de irem morar na "capital", a sogra doente prestes a morrer, a criança que não sorri e não larga seu cachorro. Claro, além destes, as cabras, os bodes, a seca, a TV ligada que não explica então o porque das velas iluminando os quartos... sei lá.
O foco, é a avó doente que quer preparar o neto para sua morte. Para isso, começa a contar uma história que projeta tratar do tema morte, sua realidade, e tudo mais.
Curioso quando a história começa a ser contada e logo faz o garoto adormecer... bem, claro, a avó vai continuar no dia seguinte, e nos seguintes, a cada cochilada do garoto e até que ela morra, é óbvio.
Menos eficiente prá nos ligar à história e mais eficiente para fazer dormir, perdi parte da lenda contada pela avó... dormi também!!! e acho que acabei perdendo o melhor do filme. O estranho desejo de que falei, é a torcida prá avó morrer logo, porque o filme não conta nada além disso, e satisfeita com o que já tinha visto, queria dormir em casa.
Se comparado à Fita Branca (que me dói lembrar o tempo perdido), considero este razoável, a fotografia é boa, e??? bem acho que a fotografia é boa... é um filme prá quem quer ver algo muito além de um bom filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário