segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Pequeno Nicolau no Maravilhoso Mundo de Bob

Vi...
Todos os louros a este Pequeno Fabuloso Nicolau Poulain... seria equivocado compará-los, não fosse a genialidade repetida em mais esta obra prima do cinema francês. Genial, fabuloso, delicioso, quantos ¨ais¨ e ¨osos¨ seriam necessários para distinguí-lo de outros ¨ins¨ e ¨ríveis¨ que se lançam por aí?
No post anterior ¨Volver a los diecisiete¨ uma frase da canção remete bem a esta historieta... Voltar a sentir profundo como uma criança diante de Deus... é isto que o Pequeno Nicolau consegue fazer com cada um de nós.
Voltar a ser criança, voltar a sentir como criança, problematizar como criança, projetar como criança, fazer planos como criança, sorrir como criança, chorar como criança.
Na inocência de suas maiores fantasias, na maestría de seu domínio sobre o que se cria, nas respostas prontas do que se é de fato, na sua lógica sem formalismos e caminhos previstos... se visse este fabuloso Nicolau cantaria Violeta Parra quiero ¨Volver a los Siete¨, sem dúvida alguma.
Lembrei de outros pequenos como este, ¨O Maravilhoso Mundo de Bob¨, ¨Rugrats¨ ou ¨Os Anjinhos¨, personagens que me fizeram algum dia repensar meus mundos complicados, cheios de problemas, de dúvidas, incertezas, tristezas e tudo mais. Não que nestes outros não exista tudo isso, mas denunciam as elaborações sociais deste nosso mundo de ¨gente grande¨prá processos que são em sua essência bem mais simples.
Lembro-me de uma cena num episódio de Rugrats, em que uma das crianças interage com um rato, porque não conhecia um e não tinha a construção social do que significava um rato, e quando a mãe vê a criança com o rato, grita e se assombra com a possibilidade de que seu filho toque aquele rato, socialmente sujo, etc... etc...
Pois é... quem são estes ratos que nos ensinaram a ver como sujos, e socialmente repugnantes.
Um rato é só um rato até que nos digam o que mais ele é.
Um brinde ao Pequeno Nicolau que nos dá a chance, assim como Bob e Rugrats, de vermos a vida, as pessoas e os ratos, com olhos menos cansados, com olhos de ¨poucos anos¨... brindemos com leitinho e suco de uva... rsss

Um comentário:

  1. Sutis essências que crianças não disfarçam em sua pureza e que é de tal grandeza ...

    ResponderExcluir