quinta-feira, 15 de abril de 2010

Homossexualidade leva à pedofilia, diz igreja

Ivan Alvarado/Reuters

O secretário-geral do Vaticano,Tarcisio Bertone, durante entrevista em Santiago; para ele, comportamento de padres é escandaloso

Número dois do Vaticano afirma que orientação sexual, e não o celibato, é a causa de abusos contra menores cometidos por padres. Afirmações vêm no mesmo dia em que Santa Sé divulga normas que incentivam que bispos denunciem suspeitos de prática à Justiça comum. (Folha de São Paulo, 13 de abril de 2010)

Os posicionamentos católicos (enquanto catédra que supõe e se impõe de todos saberes morais) tem historicamente, em seu corpo e conduta profundas incoerências com relação aos "fins" e aos "meios" do que chamam de sagrado.
Na leitura de Nilton Bonder, em "A Alma Imoral", este lugar ocupado por estes que se investem do caráter de "tentar manter o que já é", o sagrado establishment , se valem também do papel de inibir qualquer possibilidade de mudanças, de questões ditas como, "tradições".
Ora, seguindo em suas reflexões, Bonder, discorre quanto as tradições bíblicas rompidas (a traição à tradição) que inauguraram por si, um novo modelo de resgatador dos compromissos consigo... menos com o corpo, mais com a alma... o que em algum momento ele vem chamar de "bom" e "correto". Nessas traições pelo que é "bom" (alma) em detrimento do que é "correto" (corpo), o transgressor passa a ser altamente condenável, como se ele colocasse em risco a própria existência da humanidade, considerando que ele transgride o que é o establishment.
Bem, tudo isso prá dizer que, tais equívocos (e chamar todo o implícito cultural e histórico das tradições de equívoco sai barato) são previsíveis, inaceitáveis, mas previsíveis.
Esta Igreja ocupa este lugar de manter esta tradição e prá isso se valerá do que entender necessário prá que os seus "depositários de verdades" mantenham-se sem mácula e acima de qualquer suspeita... e prá isso, existem os hebreus, os judeus, os cristãos (seguidores do Cristo traidor do establishment, a tradição que esperava um Messias político, o filho ilegítimo), os homossexuais, e tantos outros.
Só uma reflexão... sem começo e sem fim.

Um comentário:

  1. COVARDIA DE MÃOS DADAS com o manto habitual da HIPOCRISIA ninguém se quer comenta sobre certos sacerdotes incrédulos e o que eles estão fazendo ali ... eu gosto de uma frase que é assim: "O fanatismo é para a religião o que a hipocrisia é para a virtude."( é de Charles Palissot de Montenoy)!E cada dia que passa eu fico mais e mais feliz por conhecê-la, um pouco mais beijo

    ResponderExcluir