quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Museu DAS LEMBRANÇAS do Futebol

O que te lembra a infância?
Outro dia conversando sobre culinária com uma amiga, chegamos ao ponto de falarmos de comidas que tem sabor de infância, que nos reportam de tal maneira que nos sentimos aconchegados ao sentir novamente aquele sabor.
Mas, nem só de sabor viveu nossa infância. 
Hoje, uma vez mais nas minhas andanças por São Paulo em seus programas gratuitos, fui conhecer o Museu do Futebol, e revivi por um instante, que foi curto mas também eterno, um sentimento de infância, deliciosamente prazeroso.
Os finais de tarde me são especialmente agradáveis, talvez porque tenha nascido num final de tarde, exatamente às 16hs, e lembro-me de muitas situações e vivências das minhas tardes. 
Após um dia de boas brincadeiras de crianças, num quintal de terra, chutando bola, correndo e subindo na goiabeira, no balanço do abacateiro, fazendo trilhas no chão para brincar de pneu, com os irmãos e amigos, ouvia meu pai ligando seu radinho AM para ouvir um desses programas de comentários de futebol, na Rádio Globo com o Osmar Santos.
Mesmo sem ser muito atenta, era-me muito familiar tudo aquilo. Meu pai sempre gostou mais de cozinhar do que minha mãe, ligava o rádio e enquanto tomávamos o café da tarde, ele ouvia todos aqueles comentários e já começava a preparar a janta, comida bem temperada, as suas sopas inesquecíveis, que saudades pai!!!
O som, o sabor, o aroma, tudo junto, muito familiar, muito agradável.
Hoje quando passava numa das salas de visitação do Museu, revivi um pouco disso, ao ouvir uma das narrações do Osmar Santos num jogo de Palmeiras e Corinthians (meu pai era muito corinthiano), por um momento experimentei tudo aquilo, de novo, que saudades... "ripa na chulipa, pimba na gorduchinha, e que gollllllllll!!!!".
Há alguns anos já sem isso, não só porque cresci, mas porque seu radinho já silenciou também, fica aqui minha lembrança e carinho eternos à memória deste pai que me ensinou muitas coisas... meu pai corinthiano "seu" Darcy, que me fez aprender e me faz sentir em coisas simples valores eternos... minhas muitas lágrimas prá você. 

2 comentários:

  1. lindo post, bela lembrança! amei!
    tem até o "seu" que era pai! hehe

    no mais, isso que é um blog cultural.
    se vivesse em férias sem dim-dim iria acabar sendo contratada com crítica de cinema, teatro e afins!

    beijocas

    ResponderExcluir
  2. rsss... hummm iria adorar viver de cultura... beijo.

    ResponderExcluir