sábado, 27 de novembro de 2010

Mundo Alas - Documentário

Uma das maneiras na vida que me fazem identificar minha sanidade, é quando me permito afetar com as emoções mais simples, chorar com experiências de quem não conheço, emocionar-me com o essencial para a vida humana, sua própria preservação e manutenção, além de despir-me de tudo que me afasta deste estado.
Nesta semana aconteceu em São Paulo e em outras 19 capitais brasileiras, a 5.ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Apaixonada que sou por las películas de sudamérica não me furtei ao prazer de acompanhar mais este festival.
Acabei contudo, vendo somente dois filmes, um curta brasileiro e um longa argentino, mas que atenderam plenamente minha gana de assistir bons trabalhos e refletir sobre o que me importa.
Mundo Alas é um documentário argentino que justamente me permitiu alimentar desta sanidade que falei no início, e como escrevi no post sobre o Trio Jogando Tango, a vontade era de ter ao meu lado muit@s querid@s que pudessem compartilhar deste mesmo momento e sentimento.
O filme me fez retornar a sua sinopse, e neste retorno e releitura reconheci a destreza fútil com que orquestro alguns valores. Me recordo de ter conversado com uma amiga sobre o tema do filme, e ter dito que era sobre um grande músico que reunira um grupo de pessoas com deficiências intelectuais e que tinham alguma habilidade artística. Mera projeção, eu sou de fato a deficiente intelectual com quase nenhuma habilidade artística.
O documentário emerge na história daqueles artistas, grandes artistas que nos instrumentalizam para arrancar de nós, de mim, como num descascar de cebolas, camadas de "pré-conceitos" sobre a capacidade artística de seus personagens.
Ainda sobre o relato da sinopse, o que ficou da minha primeira leitura foi a deficiência, isso marcava prá mim o enredo do filme, após ver o documentário, na segunda e nas demais leituras, o grande talento, a capacidade artística presente neste grupo chamado Mundo Alas, desnuda e de alma lavada.
O final marcado pela magnânima interpretação de Mundo Alas da canção "Sólo le pido a Dios", composta pelo músico León Gieco (que conduziu este trabalho), conhecida na voz de Mercedes Sosa.
Segue abaixo a sinopse do filme, o site do grupo e a dica prá quem for à Argentina e tiver o grande privilégio de vê-los:     


Mundo Alas é um road movie, uma viagem iniciática de um grupo de jovens artistas que mostra sua arte junto com a voz, o talento e a experiência de León Gieco durante uma turnê por diferentes províncias argentinas. Músicos, cantores, bailarinos e pintores, todos eles grandes artistas, e portadores de necessidades especiais, expressam e comunicam sua maneira de ver o mundo: aquilo que lhes preocupa, que os anima e que os inspira, em um show que combina música, dança e pintura. Nele se destacam o rock, o folclore e o tango junto a grandes sucessos de León Gieco. 


DireçãoLeón Gieco, Fernando Molnar, Sebastián Schindel
RoteiroFernanda Ribeiz, Sebastian Schindel e Fernando Molnar
FotografiaManuel Bullrich
EdiçãoErnesto Felder
Empresa ProdutoraMagoya Films
Contatomagoyafilms@gmail.com | www.mundoalas.com.ar 


Nenhum comentário:

Postar um comentário